Sem Leonardo e Geromel, Grêmio perde lado direito da defesa; confira as opções

David Braz e Galhardo devem entrar no time, mas Paulo Miranda e Léo Moura, este último em recuperação de lesão, também podem aparecer

Os últimos dias reservaram notícias ruins para o Grêmio. Leonardo e Pedro Geromel são as novas baixas por lesão – o primeiro inclusive só deve voltar em 2020. Os titulares do lado direito da linha defensiva saem de cena e abrem a oportunidade para Galhardo e David Braz assumirem seus postos.

Os dois são as escolhas mais prováveis, mas não as únicas opções. Especialmente se o técnico Renato Gaúcho quiser montar alguma estratégia diferente para o jogo com o Flamengo, pela semifinal da Libertadores, e testá-la nas partidas precedentes, no Brasileirão.

David Braz deve ser titular a partir de lesão de Geromel — Foto: João Guilherme/Grêmio

David Braz deve ser titular a partir de lesão de Geromel — Foto: João Guilherme/Grêmio

– O Renato tem 30 jogadores para poder escolher. Ele sempre fala que está difícil, porque vê qualidade no grupo e confia em todos. Independente do que ele escolher, os jogadores estão procurando fazer da melhor maneira possível em busca das vitórias – aponta David Braz.

Os mais prováveis

David Braz substituiu Geromel no Independência, na goleada sobre o Cruzeiro, e deve seguir na vaga do capitão gremista. Apesar de ter chegado na metade do ano, se tornou a primeira opção para a defesa e deve ganhar sequência a partir da próxima rodada, quando o Grêmio encara o Goiás, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão.

Ao seu lado deve estar Galhardo, titular já no duelo em Belo Horizonte e também acionado na Arena da Baixada, na Copa do Brasil. O lateral vem de uma boa atuação contra o Cruzeiro, com direito a passe para o gol de Tardelli, e terá a chance de ganhar ritmo de jogo nas próximas semanas.

Galhardo herda posição de Leonardo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Galhardo herda posição de Leonardo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Estratégia defensiva

Paulo Miranda é dupla opção. Primeiro, para a zaga, embora esteja atrás nesta corrida. Só que Renato pode vislumbrar uma alternativa mais robusta para os jogos com o Flamengo. É pelo lado esquerdo de ataque que o veloz Bruno Henrique costuma atuar.

Mas Arrascaeta e Gabriel também podem flutuar por ali. Com atenção para este fato, Paulo Miranda tem o histórico como lateral pelo São Paulo a seu favor.

– Lembro quando (Paulo Miranda) atuou no São Paulo (como lateral) e foi muito bem, ajuda muito defensivamente por ser zagueiro de ofício. Vai depender do que o professor optar, armar uma estratégia. Tem muita técnica e força. Tenho certeza que vai fazer o melhor dele para ajudar o Grêmio – analisou o companheiro David Braz.

 Paulo Miranda é alternativa "dupla" ao Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Paulo Miranda é alternativa “dupla” ao Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Volta de Léo Moura

Desfalque desde o empate com o Palmeiras pelo Brasileirão, no dia 17 de agosto, o lateral-direito Léo Moura está em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda. A um mês de completar 41 anos, tinha previsão de retorno em cinco semanas. Este prazo se encerra no próximo dia 22, a 10 dias do primeiro jogo da semifinal da Libertadores.

Se esta projeção for mantida, Léo Moura ainda teria os jogos com Avaí, dia 26, e Fluminense, dia 29, antes da partida com o Rubro-Negro, na Arena. Seriam duas oportunidades para ganhar minutos antes de entrar em campo em uma decisão. Não é exatamente a maneira como Renato procede, mas, em uma necessidade, pode acontecer.

Na emergência

O lateral-direito titular na boa campanha do Grêmio no Brasileirão de Aspirantes é Felipe, que já esteve no banco contra a Chapecoense, em 2018, e está em ritmo de jogo pelas competições do time sub-23 – além do Nacional, a categoria disputa também a Copa Seu Verardi, a nível estadual.

Renato dificilmente promove jovens sem um último momento de lapidação, mas o lateral de 19 anos é a alternativa da posição na base. Titular absoluto no meio-campo, o volante Matheus Henrique também já atuou deslocado pela lateral.

Escalação sem Geromel e Leonardo — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Escalação sem Geromel e Leonardo — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Fonte/Reprodução: Globo Esporte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.