Sem gols na Arena, Odair desafia retrospecto para dar título gaúcho ao Inter

Única vitória colorada ocorrida no palco do confronto desta quarta, no entanto, encaminhou a conquista do estadual em 2015

Por Tomás Hammes — Porto Alegre

Confira os melhores momentos da partida entre Inter 0 x 0 GrêmioConfira os melhores momentos da partida entre Inter 0 x 0 Grêmio

O inflamado Odair Hellmann do último domingo terá um fator motivacional para sair da Arena com a sonhada primeira taça de campeão como treinador. Em busca da conquista do Gauchão à frente do Inter como chefe da comissão técnica, lutará pela inédita vitória no estádio rival, palco da decisão de quarta-feira.

A missão será tortuosa. Afinal, até hoje, jamais comemorou um gol marcado na casa gremista.

O derradeiro jogo do estadual será o quinto de Odair como visitante na Arena. O retrospecto até agora é turbulento. Em quatro partidas, são três derrotas e um empateo que dá um aproveitamento de 8,33%. Com ele, o Colorado levou nove gols e não anotou nenhum.

Com Beira-Rio lotado, Inter de D'Alessandro não conseguiu vencer — Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com
Com Beira-Rio lotado, Inter de D’Alessandro não conseguiu vencer — Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com

O histórico delicado, entretanto, fica em segundo plano. Odair mostra confiança em comemorar o título ao lado dos 3 mil colorados que estarão na Arena para empurrar o time. Determinado, procurará o resultado mesmo que os comandados de Renato Gaúcho estejam em seus domínios.

“Iremos para a Arena buscar a vitória que nos dá o título. Claro que o Grêmio jogará em casa. Quis levar para a Arena, mas não está decidido. Será resolvido no campo” (Odair Hellmann)

Há um sentimento no Beira-Rio que o futebol apresentado no empate em 0 a 0 mostrou que o Inter tem força para superar o Grêmio em plena Arena. O entendimento vem pela produção. O Colorado esteve perto do gol, principalmente em lances de Paolo Guerrero e Nico López, mas parou nas defesas de Paulo Victor.

– Fica a sensação que poderíamos vencer. Podemos jogar mais do que apresentamos hoje (domingo). Tenho certeza. Está tudo perto. Não há favorito. O Grêmio nos respeita como respeitamos o Grêmio. Temos condições de ir à Arena buscar o título do Gauchão – pondera o vice de futebol Roberto Melo.

Contra o retrospecto

Odair ainda não venceu na Arena — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação
Odair ainda não venceu na Arena — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Odair buscará mudar o cenário como vistante nesta quarta. É claro que o primeiro jogo, o traumático 5 a 0 em 2015, ocorreu em uma situação emergencial. Então auxiliar, assumiu quatro dias antes do clássico, após a demissão de Diego Aguirre. À época, a direção ainda estava com pagamentos atrasados junto ao grupo – que acertou na véspera do embate.

No ano passado, já com Odair efetivado, o cenário também foi delicado. No primeiro clássico na Arena, derrota por 3 a 0 no jogo de ida das quartas de final do Gauchão. Após a partida, admitiu que o Grêmio era superior ao Inter àquele momento.

Já no Brasileirão, veio o único ponto conquistado até então. As equipes ficaram no 0 a 0 e o treinador celebrou o acerto na estratégia para conter o sistema ofensivo tricolor.

Odair na Arena

  • Grêmio 5 x 0 Inter – 2015
  • Grêmio 3 x 0 Inter – 2018
  • Grêmio 0 x 0 Inter – 2018
  • Grêmio 1 x 0 Inter – 2019
Confira os melhores momentos de Grêmio 1x0 Inter pelo Gauchão 2019Confira os melhores momentos de Grêmio 1×0 Inter pelo Gauchão 2019

Já neste ano, em um inusitado clássico repleto de reservas (apenas Leonardo Gomes, do Grêmio, era titular), o Inter voltou a ser derrotado (reveja acima). Desta vez por 1 a 0. Na ocasião, Odair gostou do desempenho do time, evitou cobrar Nonato (expulso ainda no primeiro tempo) e reclamou da postura do árbitro Anderson Daronco.

Vitória única encaminhou taça

Se Odair sofre na Arena, o Inter, igualmente, tem um histórico ruim na casa gremista. Em 12 confrontos, só contabiliza uma vitória, com sete empates e quatro derrotas, o que representa um aproveitamento de 27,77%. Tem sete gols marcados e 18 sofridos.

Porém, há um alento aos colorados. A única vitória até hoje remete a título conquistado. Em 2014, a equipe, então liderada por Abel Braga, venceu o Grêmio por 2 a 1 de virada, no primeiro jogo da final.

Rafael Moura marcou os dois gols do Inter. A vitória, aliás, foi a primeira em um Gre-Nal da Arena. No jogo de volta, realizado no Centenário, em Caxias do Sul, goleada por 4 a 1 sobre os comandados de Enderson Moreira.

Gre-Nais na Arena

Jogo Data Torneio
Grêmio 1 x 1 Inter 04/08/2013 Brasileirão
Grêmio 1 x 1 Inter 09/02/2014 Gauchão
Grêmio 1 x 2 Inter 30/03/2014 Gauchão
Grêmio 4 x 1 Inter 09/11/2014 Brasileirão
Grêmio 0 x 0 Inter 26/04/2015 Gauchão
Grêmio 5 x 0 Inter 09/08/2015 Brasileirão
Grêmio 0 x 0 Inter 06/03/2016 Gauchão/Primeira Liga
Grêmio 0 x 0 Inter 23/10/2016 Brasileirão
Grêmio 2 x 2 Inter 04/03/2017 Gauchão
Grêmio 3 x 0 Inter 18/03/2018 Gauchão
Grêmio 0 x 0 Inter 12/05/2018 Brasileirão
Grêmio 1 x 0 Inter 17/03/2019 Gauchão

Após o empate no Beira-Rio, o Inter precisa vencer na Arena para retomar a hegemonia do do futebol gaúcho. Nova igualdade leva a decisão às cobranças de pênaltis. O confronto desta quarta-feira será disputado às 21h30.

Fonte/Reprodução: GloboEsporte.Com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.