Nasa lança sonda para Marte para tentar descobrir se existiu vida no planeta

Robô deve aterrissar no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro do ano que vem

 Foto: Reprodução | Reuters
Por: Gabriel Loss

A Agência Espacial Americana, NASA, lançou em direção a Marte o robô batizado de Perseverance, uma sonda capaz de procurar vestígios de uma possível vida passada no nosso planeta vizinho.

Perseverance carrega equipamentos que irão o auxiliar em tarefas como coletar amostras de Marte, observar a geologia do local e descobrir maneiras de converter o dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio. Essa última etapa tem como objetivo viabilizar o envio de humanos ao planeta.

A previsão de pouso no Planeta Vermelho é em 18 de fevereiro do ano que vem. A sonda deve pousar na base de uma cratera de 250 metros de profundidade chamada Jezero, que foi um lago 3,5 bilhões de anos atrás e que cientistas suspeitam conter indícios de vida microbiana extinta em Marte.

“Estamos todos emocionados. É fantástico”, declarou o diretor de ciências planetárias da Nasa, Bobby Braun, minutos após o lançamento.

Esta é a nona missão da Nasa à superfície de Marte.

“Estou tão aliviado”, disse o chefe da divisão científica da Nasa, Thomas Zurbuchen, durante a transmissão ao vivo que a agência espacial fez do lançamento, acrescentando que tudo parece bem.

Dezenove câmeras irão fotografar com riqueza de detalhes a superfície e arredores do lago para captar a sua geologia. Além das câmeras, um pequeno helicóptero de quase dois quilos chamado Ingenuity irá sobrevoar o lugar.

Fonte/Reprodução: https://diariodamanha.com/noticias/nasa-lanca-sonda-para-marte-para-tentar-descobrir-se-existiu-vida-no-planeta/

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.